Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Projeto concede a Comenda Porto do Sol ao CTG Tiaray├║...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as ˙ltimas notÝcias do meio tradicionalista...

 

 

 

07/02/2017

Projeto concede a Comenda Porto do Sol ao CTG Tiaray├║
 

 


Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que concede a Comenda Porto do Sol ao Centro de Tradições Gaúchas Tiarayú. De autoria do vereador Indenir Cecchim (PMDB), a proposta pretende homenagear a entidade, que atua em prol da preservação da cultura gaúcha.

Em 20 de setembro de 1962, era fundado o CTG Tiarayú, localizado no bairro Jardim Itu, em Porto Alegre. Inicialmente, um pequeno grupo formado por duas prendas e três peões procuravam um lugar onde poderiam reunir amantes da cultura gaúcha na Capital. As reuniões aconteciam em clubes, casas de sócios e até em salas de escolas. Com o passar do tempo, a procura por um espaço maior, devido ao crescente interesse de sócios, fez com que João Menna Barreto Netto, 1º vice-presidente do Clube Jardim Itu, antigo local de ensaios, procurasse um terreno para a construção do primeiro Galpão Crioulo. 

Os membros do CTG Tiarayú viajaram por todo o país representando o folclore do Estado. Foram conquistados diversos títulos, dentre eles o Rodeio de Vacaria, Rodeio de Lajes-Santa Catarina, incluindo concursos do Sesc-POA, MEC-POA, Comtur-POA e o concurso Cidade de Porto Alegre.  Também participaram em apresentações de danças típicas na inauguração do Parque General Osório, em Osório, e na inauguração do Parque Assis Brasil, em Esteio. 

De acordo com o autor do projeto, "as atividades desempenhadas pelo CTG Tiarayú se revestem do mais lídimo interesse público, local, social e cultural", e a concessão da Comenda visa ao reconhecimento à sua efetiva contribuição para a preservação e a perpetuação da história e das tradições do Rio Grande do Sul.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial